segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Resenha: Os 13 Segredos - Michelle Harrison

| |
Título do livro: Os 13 Segredos
Autor(a): Michelle Harrison
Número de páginas: 389
Editora: Bertrand Brasil
Sinopse: Depois de se mudar para o solar Elvesden, Red começou a usar seu nome verdadeiro, Rowan, e a fazer o possível para começar uma vida nova. 
 Só que andar na linha está sendo mais difícil do que ela esperava, principalmente porque os mensageiros das fadas não a deixam em paz – não importa quantas proteções mágicas use para mantê-los afastados.   
 Perseguida por aqueles que gostariam de vê-la novamente no mercado de changelings, Rowan também é assombrada por pesadelos com o chalé da Bruxa Solitária e o prisioneiro Eldritch, que jurou vingança quando a menina o deixou para trás.
Ao chegar à mansão para passar as férias, Tanya percebe que existe algo de errado
com a amiga e decide descobrir o que ela está escondendo. Mas, quando o passado começa a perseguir Rowan, obrigando-a a embarcar em uma perigosa missão, será que Tanya conseguirá ajudá-la?

 


Resenha: Em Os 13 Segredos, acompanhamos a vida de Rowan, Tanya e Fabian. Que seriam apenas três adolescentes comuns, se não fosse o envolvimento que possuem com as fadas e com o reino delas. Rowan é metade humana e metade fada, Tanya possui o dom da visão que permite que ela enxergue-as e Fabian está mais envolvido do que gostaria.

 Rowan Fox, apesar de ter apenas 14 anos, já se meteu em problemas suficientes e vê como uma chance de recomeçar a sua mudança para o solar Elvesden, juntamente com Fabian e sua família. Tanya, que mora em Londres, acaba indo passar as férias na casa da avó Florence (dona do solar Elvesden) e os três permanecem juntos.

 Mas o que eram para ser simples férias de verão, acabam se tornando um pesadelo. Rowan fazia parte de um Clã que resgata as changelings (crianças sequestradas que foram trocadas por fadas), e apesar da menina não querer mais nenhum envolvimento com o grupo eles simplesmente não a deixam em paz. É quando ela encontra uma garota na rua  (também parte do Clã) que passa um recado do grupo para ela, sobre uma reunião que eles estão planejando.


 Cansada dessa situação e querendo se ver livre deles logo, a garota resolve ir ao local marcado no dia combinado. O que ela não esperava, é que Fabian e Tanya fossem segui-la e acabam se metendo numa enrascada. Para tirar os amigos dessa situação, a menina resolve aceitar resolver a missão proposta pelo grupo e resolver o problema de uma changeling que está no lugar da mãe de um garoto.

 Mas outros problemas começam a aparecer, quando membros do Clã começam a sumir repentinamente e aparecerem mortos. Correndo contra o relógio, Rowan tem de resolver o caso da changeling e descobrir quem está fazendo isso com o grupo. O que ela não esperava, é que os dois casos estavam interligados e os responsáveis por isso eram quem ela menos imaginava..

 Esqueça tudo que você sabe sobre as fadas. Geralmente retratadas como seres mágicos e bondosos, Os 13 Segredos quebra todos esses paradigmas e mostra um lado delas que o leitor nunca viu. As fadas são cruéis, perversas e cometem atrocidades (como sequestrar crianças humanas e deixá-las no reino das fadas).


 Narrado em terceira pessoa e intercalando os pontos de vista, a história conta com personagens fortes e uma trama suficientemente capaz de prender a atenção do leitor até a última linha, fazendo desta uma leitura rápida e envolvente. Além disso, apresenta inúmeras reviravoltas e mortes inesperadas, no estilo de A Rainha Vermelha (mas as semelhanças entre as duas narrativas acabam por aí).

 Quando soube que se tratava do último volume de uma trilogia, fiquei bastante surpresa. Uma vez que, não tive qualquer dificuldade durante a leitura e nem teria percebido isso, se não tivesse ido pesquisar no google sobre a série. O que é um ponto a se considerar, já que o terceiro volume apresenta um panorama geral dos acontecimentos anteriores, levando a crer que trazer a história em três livros foi totalmente desnecessário.

Os 13 Segredos combina doses balanceadas de fantasia, horror e suspense, fazendo desta uma leitura imprescindível aos fãs do gênero literário e que curtem seres místicos em histórias criativas.

Classificação:
 



Um comentário:

  1. Oi, Laura como vai? Estava com saudades menina de ler suas resenhas, fico feliz que esteja novamente conosco trazendo suas dicas literárias de qualidade. Gostei do enredo de fantasia com horror e suspense, acredito que a leitura seja ímpar e bastante agradável. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Oi! Primeiramente gostaria de agradecer a sua visita! Fico feliz em ver que quer deixar um comentário, sinta-se em casa ;)
Pode opinar à vontade e expor suas opiniões, só não vamos gerar brigas e discussões desnecessárias, ok?
Não se esqueça de deixar o link do seu blog para que eu possa visitá-lo também, e se gostou do Estante Bibliográfica não esqueça de seguir! Ajuda muito na divulgação ♥
Um beijo e volte sempre!

Instagram: @estantebibliografica